Páginas

11 de abr de 2014

Kaspersky lança mapa interativo que mostra ameaças online em tempo real - IDG Now!

Kaspersky lança mapa interativo que mostra ameaças online em tempo real - IDG Now!


Todos os dias novas ameaças digitais aparecem mundialmente, mas você sabe em qual paús os usuários são mais propensos a cair em armadilhas de phishing? Ou qual região recebe mais ameaças online diariamente?
Para responder a essas perguntas, a empresa de segurança Kaspersky Lab lançou o Cibermapa. Como o nome sugere, o serviço é um mapa virtual que mostra quais os países mais e menos infectados e os vetores de infecção mais utilizados em cada região.
"Como já sabemos, o malware causa dano ao seu sistema, mas sua presença é efêmera e raramente visível a olho nu, especialmente em domínios digitais além do seu próprio PC. Mas agora você tem a oportunidade de ver a escala e a magnitude do problema com seus próprios olhos, graças ao nosso novo mapa que exibe os ataques em tempo real", diz Serge Malenkovich, da Kasperky, em um post no blog da empresa
"No mundo de hoje, leva apenas alguns minutos para que novos malware ou spam sejam distribuídos por todo o planeta. É por isso que todos os melhores softwares de antivírus têm usado a Internet para estudar novos tipos de arquivos comprometidos ou as ameaças mais recentes assim que aparecem", completa o especialista.
Como funciona
O usuário pode observar o mapa no mesmo esquema do Google Earth: para fazer o mundo girar, basta segurar e arrastar. O zoom in e zoom out podem ser acionados na barra localizada à direita. Lá também são exibidos outros botões que podem ser úteis durante a navegação: o primeiro deles (que parece uma grade) permite que o usuário "abra" o mapa e modifique o modo de visualização, o segundo botão retorna para o modo "globo", o terceiro (logo acima do botão de zoom) inverte a cor da interface.
Ao clicar em cada país, é exibida uma caixa com o nome do lugar, a posição que ele ocupa no ranking de países mais infectados e o número de detecções de ameaças nas últimas 12 horas.
O Brasil, por exemplo, foi classificado como o 9° país mais infectado do mapa. O top 5 de países mais infectados é preenchido primeiramente pela Rússia, seguido pela Índia, Vietnã, Estados Unidos e Alemanha.
É possível acessar dados mais detalhados sobre as ameaças clicando na aba "View live statistics", no canto inferior direito da tela. Cada tipo de ameaça é identificada por um ícone com diferentes cores e o total de detecções é reiniciado diariamente.
Para acessar o Cibermapa, basta ir ao endereço cybermap.kaspersky.com (em inglês). De acordo com Malancovith, uma versão do mapa em português será lançada em breve.
Autor: Tissiane Vicentin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos a verificação do moderador antes da publicação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.